Categorias
Séries

Rick and Morty | Claw and Hoarder: Special Ricktim’s Morty – S04E04

Spoilers do episódio. Leia a resenha dos anteriores aqui!

Rick and Morty é conhecida por brincar com o nosso conceito de narrativa, principalmente explorando gêneros diversos com a intenção de tecer alguma crítica ou apenas se aproveitar do formato para criar sua própria história.

Em seu episódio anterior, One Crew Over the Crewcoo’s Morty, os roteiristas se apropriaram de uma trama com todos os elementos de um filme de assalto para explicar a falta de criatividade de algumas pessoas que tentam criar algo dentro do subgênero, e essa semana, com Claw and Hoarder: Special Ricktim’s Morty (trocadilho com o título da série Law and Order: Special Victims Unit), a série decide mexer com os conceitos de fantasia e jogos de tabuleiro, principalmente Dungeons & Dragons.

Para quem não sabe, Dan Harmon tem o costume de fazer piadas com a lista de regras e limitações de qualquer história, então seguir todas as instruções de uma partida de RPG acaba sendo um desafio para ele, que vive pensando em como transformar tudo em uma narrativa, ao invés de apenas seguir com o que foi estabelecido e é proposto pelo Mestre (quem narra uma partida de D&D).

Ao longo do episódio, assistimos Rick brincar com isso ao comentar como sua “magia”, a tecnologia, é melhor porque é real, ou como personagens misteriosos surgem de qualquer canto e poderes curiosamente convenientes podem surgir para ajudá-lo em uma missão. 

Community
Community

Essa não é a primeira vez que Harmon aproveita o sistema de D&D em suas séries, tendo feito os episódios Advanced Dungeons & Dragons, da segunda temporada, ou Advanced Advanced Dungeons & Dragons, da quinta, na sua comédia Community. Quem assiste todas as suas críticas ao formato acaba achando que ele não gosta do jogo, mas Harmon gosta tanto dele que desenvolveu uma animação chamada HarmonQuest, onde convida celebridades para jogar uma partida de RPG narrada pelo seu amigo, Spencer Crittenden.

Em Claw and Hoarder, Morty cobra o favor que pediu à Rick como condição para participar de mais uma missão, e mesmo relutante, Rick cumpre sua promessa: arranja um dragão para Morty. Mas para conseguir isso, você precisa fazer um contrato com um mago, então Morty assina com seu próprio sangue. Assim, Morty e Balthromaw, o dragão, tentam uma relação, mas as coisas não parecem estar indo tão bem entre eles, até que Rick acaba se envolvendo onde não queria. Paralelamente, Jerry começa a conversar com um gato, o que rende algumas situações aparentemente aleatórias, provavelmente estabelecendo algo para o futuro. 

Mais uma vez, na temporada, assistimos Rick construir uma relação “peculiar” com uma nova personagem, dessa vez uma parceria que acaba ficando íntima demais, até para os padrões do cientista que já viu e fez de tudo, incluindo fazer sexo com a população de um planeta inteiro simultaneamente (Auto Erotic Assimilation, da segunda temporada). Essa relação cria uma cisão entre Rick e Morty, que com a ajuda de Summer, precisam procurar o mago responsável pelo contrato do dragão.

Rick and Morty

A jornada deles é cheia de piadas sobre jogos de estratégia, brincando com personagens aleatórios, situações ex-machina ou poderes que não fazem sentido, mas uma das zombarias recorrentes é a comparação de magos e dragões com cafetões e prostitutas, algumas das partes mais engraçadas do episódio. Além dessas piadas, a produção da série aproveita para brincar com a cultura de cancelamento, mostrando que Summer sabe a necessidade de Rick em estar sempre certo, então tentar sujar sua imagem é uma das maneiras mais fáceis de chantagear o avô. 

O lado mais estranho do episódio fica por conta de Jerry, que ao lado de um gato falante, segue em uma viagem para Flórida porque, nas palavras do gato, “lá é um lugar onde as pessoas não fazem perguntas”. Enquanto o humor fica por conta da bizarrice que é ver Jerry aproveitando uma partida de vôlei ao lado de um gato que acabou de conhecer, e NINGUÉM se incomodar com o fato do animal poder falar, essa trama na verdade estava servindo para estabelecer algo que pode se tornar o clímax da temporada, isso porque Rick descobre o segredo do gato, o que não é revelado para nós, mas foi aterrorizante o suficiente para fazer com que Rick passe mal e tente se matar depois do que viu.

Rick and Morty

Em certo momento, Rick verifica suas mensagens e, em um dos vários casos de metalinguagem da série, diz que Jerry e o gato são uma preparação para um “grande final de temporada”. Talvez o segredo do animal seja ainda mais importante do que imaginamos. Mas ainda é cedo demais para especular.

A cena pós crédito do episódio revela o dragão de Morty, que agora não possui mais uma união com ele ou Rick, conhecendo o felino falante, que não mais conversa com Jerry. Os dois parecem se entender, então o gato pergunta quanto tempo demoraria um vôo dali para Flórida. 

Mesmo tendo poucas referências, listo aqui algumas que consegui pegar ao longo do episódio:

  • No começo, quando Jerry comenta sobre o gato falante, Rick diz que essa parece ser só uma história secundária, sem ligação alguma com ele, como “aquela vez em que foi parar em Plutão”. Esse diálogo é uma referência ao nono episódio da primeira temporada, Something Ricked This Way Comes, no qual um debate sobre Plutão ser ou não um planeta acaba fazendo com que Jerry vá parar lá e conheça sua população.
Rick and Morty
  • Durante uma conversa entre Balthromaw e Morty, podemos ver ao fundo duas covas no quintal da família. São nelas que Rick e Morty enterraram seus próprios corpos depois de destruir sua dimensão e tomar conta de outra para viver, no sexto episódio da primeira temporada, Rick Potion #09.
Rick
  • Na sequência em que Rick invade a toca de Balthromaw, podemos ver entre seus tesouros coisas como uma lancheira de Duckman, uma animação adulta sobre um pato detetive; a primeira edição da revista Detective Comics, famosa por incluir a primeira aparição de Superman; um boneco idêntico ao co-criador da série, Dan Harmon; mas a que mais impressiona Rick é uma cópia em vinil do primeiro álbum do rapper Future, assinado utilizando uma mistura de duas drogas que fazem parte da letra de uma de suas músicas, “Mask Off”. Na cena seguinte, podemos ouvir a música enquanto Rick e Balthromaw invadem um zoológico e drogam os animais.
Rick

Parece que estamos tendo, aos poucos, indícios do que está por vir nessa temporada. Talvez uma nova ameaça promete acabar com a paciência de Rick. Vamos continuar assistindo para descobrir. Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *