Um episódio impactante: finalmente tivemos a revelação da grande conspiração que todos mencionam (ou é o que querem que pensemos), e seguimos a rotina de Looking Glass, com sua história de origem e mais sobre suas motivações, o grupo de apoio e até vida romântica. Dirigido por Steph Green, a diretora responsável por episódios de The Americans e O Homem do Castelo Alto, Little Fear of Lightning é o episódio mais tenso até agora, revelando muito mais informação do que esperávamos, ainda assim criando novos mistérios.
O título do episódio vem de uma citação do autor Jules Verne, na qual ele diz que “Se não houvesse o trovão, os homens teriam pouco medo do relâmpago”. Essa afirmação está ligada diretamente aos temas desse episódio, com Looking Glass revelando que ainda é paranóico sobre a chuva de lula e mostrando como a maior arma de Adrian, o medo, venceu a humanidade e será utilizada mais uma vez para que uma possível utopia seja alcançada.
Mas aconteceu tanta coisa que eu vou pular direto para…
Sob o Capuz: Referências e Teorias (SPOILERS)
- Começamos na cidade de Hoboken em 1985, o dia em que a lula mutante de Adrian Veidt caiu dos céus e causou pânico e destruição por quilômetros, causando assim uma “trégua” entre EUA e Rússia durante a guerra fria. Assistimos um ônibus parar em frente a um parque de diversões, quando um grupo de testemunhas de Jeová desce com o propósito de espalhar a palavra de Deus para todos os “pecadores”.
Um dos membros da caravana é um jovem Wade Tillman, o Looking Glass, que parece questionar sua presença ali, até que ser convidado por uma menina para o salão de espelhos e promete sexo para o jovem. É claro que tudo foi uma pegadinha e ela foge com as roupas de Wade, o que o traumatiza, mas alguns segundos depois algo ainda mais traumatizante acontece: a lula mutante gigante de Adrian. Assim temos a história de origem de Looking Glass e da paranoia de Wade, o protagonista desse episódio.
Enquanto Wade caminha pelo parque, podemos ver várias referências aos quadrinhos, como a revista sobre fisiculturismo de Adrian Veidt, a Veidt Metod, o pôster da banda Pale Horse, e alguns de seus fãs, os Knot Tops, uma gangue que serve como os skinheads do universo de Alan Moore. Mais tarde no episódio, também descobrimos que Steven Spielberg lançou um filme chamado Pale Horse que, de acordo com a descrição de um dos personagens sobre uma menina usando roupas vermelhas em um filme inteiramente preto e branco, aparentemente serve como o Lista de Schindler daquela realidade.
No fim da cena, quando Wade já está nu em meio aos destroços, a câmera se distancia e revela a lula gigante que Adrian teleportou até Nova York.
- Voltamos para o presente, no meio de um comercial que serve para convidar as pessoas de volta para Nova York, mostrando que o terror espacial não faz mais parte do cotidiano. Entre um dos motivos para visitar a cidade, temos uma breve imagem de um casal saindo de uma peça da Broadway sobre o físico Oppenheimer, diretor do Projeto Manhattan, responsável pela bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Os cartazes dizem ser um sucesso tremendo, talvez a biografia de Oppenheimer seja o Hamilton daquele mundo.
Logo é revelado que o comercial está sendo assistido por um grupo de foco, uma daquelas técnicas de marketing onde um bando de cidadãos comuns são convidados aleatoriamente para opinar sobre um produto ou serviço. Atrás do vidro, observando todos, está Wade, que trabalha como consultor para as empresas, utilizando suas habilidades para detectar mentiras para dizer o que o público realmente achou dos produtos.
- Voltamos para a delegacia, onde Laurie faz uma conferência com os oficiais e diz que todos estão procurando pelo ângulo errado, focando em descobrir quem são os membros da Kavalaria, ao invés de onde se escondem. Na sequência, temos o retorno do alface que serve de evidência desde o assassinato do policial negro no primeiro episódio. Red Scare usou um pouco do vegetal para seu sanduíche, o que rendeu uma bronca de Looking Glass.
Continuando a rotina de Wade, o personagem chega em casa, senta em seu sofá e come feijão enlatado (assim como Rorschach) enquanto assiste um episódio de American Hero Story, desta vez representando um dos rumores mais comuns sobre o Justiça Encapuzada, de que ele era gay e estava tendo um relacionamento com outro membro dos Minutemen.
No bunker de Wade podemos ver um diploma para um curso chamado “Ciência de Lulas Extraterrestres”, e depois ele liga para uma companhia reclamando sobre sua “unidade de segurança”, um tipo de alerta para possíveis manifestações alienígenas. No fim da ligação, Wade confirma o pedido de mais um rolo de “reflectatina” (o material que serve para fazer sua máscara). O atendente agradece e diz trabalhar para o Sistema de Segurança Extradimensional, um dos vários serviços que surgiram por conta da paranoia coletiva envolvendo o ataque de 1985.
- No dia seguinte, Wade vai até a empresa Forever Pets, onde cientistas pegam o DNA do seu animal de estimação favorito e cria uma réplica perfeita. Wade vai ao balcão e pede para falar com Cynthia Tillman, mas esquece que não está mais casado com ela e corrige para Cynthia Bennet. Ela confirma ter analisado as pílulas que Will deixou para Angela, elas são chamadas Nostalgia, uma cápsula capaz de induzir memórias, mas foi proibida por causar psicose. Nos quadrinhos, Nostalgia é mais um dos produtos da vasta linha de cosméticos de Adrian Veidt e sua companhia.
No mesmo dia, Wade se encontra com seu grupo de apoio e conhece Renee. Os dois vão para um bar, mas na hora de ir embora, Renee pega carona com um amigo em uma picape. Quando o veículo vai embora, deixa cair um alface. Wade segue os dois e encontra o esconderijo da Kavalaria, mas tudo foi um plano para trazê-lo até eles e revelar uma grande conspiração. No esconderijo, Wade encontra a igreja, uma máquina capaz de abrir portais e até o senador Keene.
Keene conta para Wade que vem tentando guiar a Kavalaria para manter a paz entre eles e a polícia, mas há algo mais misterioso acontecendo, então deixa um controle remoto nas mãos de Wade e oferece uma resposta definitiva sobre o ataque de 1985 através de um vídeo gravado pelo próprio Adrian Veidt confirmando seu plano para uma paz mundial forçada. Keene também confirma que estão usando uma Janela Teletransportadora CX924, a mesma usada nos eventos do clímax da HQ, então faz um trato com Wade, pedindo para que ele arranje uma maneira de afastar Angela do caso, senão ela e sua família inteira será assassinada.
- Assim, visitamos Adrian mais uma vez em sua “prisão”, agora completamente vestido com a armadura que estava construindo esse tempo todo. Ele fica pronto e é catapultado para o céu, revelando que realmente estava em algum tipo de redoma bem próxima do que parece ser a lua. Lá, Adrian utiliza os restos mortais de seus antigos assistentes e forma uma mensagem: “Salve-me, D”. Quem é D? Não sei, mas pode ser Dr. Manhattan ou até mesmo a Trieu.
Adrian comemora dizendo “I did it!”, uma referência visual aos quadrinhos, quando festeja sua vitória. Mas a comemoração é interrompida quando ele é puxado de volta pelo Guarda-Florestal, que o alerta que não pode mais perdoar as ações de seu Mestre. Isso implica que Adrian pode não voltar tão rápido quanto imaginávamos.
- Retornamos para Wade ao som de Careless Whisper, do cantor George Michael. A música toca três vezes ao longo do episódio, cada uma delas com harmonia diferente e representando um ponto importante na vida do personagem. Na delegacia, escuta Red Scare e Panda debatendo sobre os poderes de Manhattan e Justiça Encapuzada, então um deles menciona a possibilidade de Manhattan em viajar no tempo. Seria isso um foreshadowing?
Na conclusão do episódio, assistimos Wade entregar os segredos de Angela para Laurie através de um cacto que a agente do FBI usa como escuta (“Não é pessoal. Eu sou do FBI, colocamos escutas em qualquer coisa”), e Angela não reage bem, o que faz com que pegue as pílulas de Will e vire o frasco inteiro em sua boca, engolindo várias delas – de acordo com o teaser do próximo episódio, ela não vai gostar do resultado.
Will volta para casa, triste por ter entregado sua amiga, e recebe o pacote que pediu do Sistema de Segurança Extradimensional. Ele pensa em jogar fora, mas desiste, então entra em casa, sem notar que um grupo de membros da Kavalaria acabou de segui-lo.
O que achou do episódio?
As coisas estão ficando ainda mais loucas, então vamos ver se no fim tudo faz sentido ou se Lindelof estava apenas brincando conosco.
Até a próxima semana.
Vida longa e próspera!